.

domingo, maio 01, 2011

Amanhã...

...é dia de tirar a capa e batina, vulgo traje académico, do armário, voltar a vesti-lo desde a última praxe, ajeitar a gravata e pôr a capa aos ombros. E voltar a sentir o mesmo sentimento que tive quando o experimentei n'A Toga, há pouco mais de 2 anos atrás, o nó na garganta, a lágrima no canto do olho. Pensar como é estúpido ficar assim sempre que trajo, ainda que não seja nenhuma ocasião especial. E olhar uma última vez para o espelho, antes de sair de casa, e adorar o que lá vejo, porque, modéstia à parte, fico tão gira trajada! Apesar das meias, dos sapatos, da saia pouco moderna, da camisa que tenho que dobrar nos punhos porque me fica um pouco grande nos braços.

Amanhã, dia do julgamento das caloirinhas. Ainda me lembro do friozinho na barriga que sentia, o receio perante o desconhecido, por não saber o que me esperava, pois ninguém deu com a língua nos dentes sobre o que diabos acontecia no julgamento. De ter adorado, cada segundo, apesar de ter demorado horas até chegar a minha vez.

E a queima está quase, quase ai! Ansiedade a mil!

9 comentário(s):

Pupa disse...

eu já estou em queimaaaa :D

Jedi Master Atomic disse...

Vais em que lugar no carro? Atras? À frente? Lá em cima?

Sky disse...

Sempre detestei batinas. Como é obvio nunca comprei nem fui à benção das fitas. Nunca liguei rigorosamente nada a esses tipo de espirito académico. Mas cada um é como é :)

ADEK disse...

Oh...eu pedi transferência a meio do curso, por isso desde que vim para Lisboa não uso traje...Não queria comprar outro, e o que tinha da UBI não tinha nada a ver:X

M. disse...

Pupa: sooorte! :D

Jedi: supostamente atrás, mas eu no cortejo ando constantemente de um lado para o outro.

Paulo: respeito quem não gosta. Talvez onde estudaste o espírito académico não fosse o suficiente para te cativar. Vestir capa e batina foi um desejo desde pequenina, quando via a minha irmã a usar, e agora é um orgulho usa-la também. Confesso que tenho alguma dificuldade em entender tal ódio, porque nunca me foram dados motivos para odiar a praxe, capa e batina e a tradição académica no geral.

ADEK: pois, realmente, se trocaste de faculdade foi melhor não comprar, ia ser um desperdício de dinheiro xD

Sky disse...

Eu estudei no Instituto Superior Técnico, e haviam sempre os senhores e senhoras batina que andam por lá a praxar e ta ocar musicas pela universidade. Mas isso nunca me cativou.. porque sou um pessoa prática na roupa e se já me chateio quando visto fato e gravata... imagina eu a usar essa roupa toda? Sempre andei de t-shirt e calças de ganga sem me preocupar em ter problemas de me sujar. mas isso não significa que não me saiba vestir bem em certas ocasiões ou de andar todo roto :)

M. disse...

Então o que odeias é usar fato e gravata. Seja na praxe, por causa do espírito académico, num casamento ou a trabalhar. Espírito Académico e Praxe (não enquanto ritos de iniciação aos caloiros mas sim praxe, no seu todo) não implica só, como é óbvio, andar por ai com uma fatiota que inclui gravata e que tem o seu que de desconfortável. Aliás, uma boa parte também não gosta do traje em si e só o usa quando é mesmo indispensável. No teu caso, pura e simplesmente, optaste por não fazer esse "sacrifício", achaste que não valia a pena, ou algo do tipo.

A mim, uma vez que estou em Direito e andar de saia e casaco vai, provavelmente, uma constante na minha vida profissional, não me incomoda. O que também não implica que não me saiba muito bem andar enfiada numas calças de ganga. :)

Joana | My Pretty Mess disse...

:) Eu já devia estar a trajar pela 2ªvez. Espero um dia fazê-lo no meu curso de sonho e sentir o mesmo que tu. (porque também eu sou péssima a conter lágrimas!)

м disse...

o meu julgamento foi há pouco mais de uma semana e foi um momento mesmo gro. também ninguém se desbocou antes, ortanto foi sofrer até ao fim... o pior, tal como disseste, foi esperar pela minha vez :S