.

quarta-feira, janeiro 26, 2011

deixa-me rir...


Estou agora a ver na SIC a reportagem dos paizinhos e alunos em protesto porque as suas escolas particulares com contratos de associação com o Estado, vão ter o seu financiamento reduzido. E parto-me a rir com pessoas a dizer que não há alternativas e que as escolas públicas estão lotadas.

Oh meus amigos da Granja do Ulmeiro, eu sei que vocês gostam muito da vossa escola, que até tem carrinhas para vos ir buscar a casa e tudo e vos torna a vossa vidinha mais fácil. Mas se querem esses luxos, que os paguem! E não me venham cá com a história que as escolas de Soure estão lotadas porque sei com conhecimento de causa que até há lá professores com horário zero, sem ninguém a quem dar aulas. Alunos a mais é coisa que, infelizmente, não têm.  Portanto, eles até agradecem que vocês invadam a escola.

Sinceramente, dá-me nervos esta gente que vem para a televisão falar como se todos fossemos parvos ou andássemos a dormir. E quando se põem a falar da qualidade de ensino? Por amor de deus, eu estudei sempre na pública e não foi por isso que não entrei na faculdade que queria, na minha primeira opção com uma nota bastante boa. Quem os ouve até pensa que as escolas públicas são uma porcaria, que recebem os piores professores, ou que eles vivem no meio do nada, num deserto sem outras escolas num raio de 50 km. Tenham dó! Não é este, de todo, o caso do Colégio de Cernache ou do Instituto de Pedro Hispano.

E atenção: não tenho nada contra escolas privadas. Quem tem dinheiro para as frequentar, óptimo. Agora andarmos a pagar para estas escolas terem tudo e mais alguma coisa, ao ponto de ser vergonhoso quando comparado com as escolas verdadeiramente públicas, que precisam bastante daquele dinheiro. Escolham a escola dos vossos filhos. À vontade. Mas não há custa do dinheiro dos outros. 

Ultimamente ando muito revoltada, eu sei.
Deve ser stress dos exames. 

5 comentário(s):

Joana disse...

eu concordo contigo!
tudo mto bem pelas escolinhas privadas, agora serem pagas pelos contribuintes publicos é que era um absurdo! querem frequentar, paguem-nas!

Anónimo disse...

Breves palavras: é preciso ter lata!

Ju disse...

Eles nem deviam comparar a qualidade de ensino entre escolas públicas e privadas! Tanto se pode encontrar um professor espectacular como um professor que não consegue explicar nada nas duas, não importa se o ensino é público ou privado! Acho que alguns pais não entendem que a diferença está aqui: enquanto que na pública por vezes nos matamos a trabalhar e estudar e tiramos apenas um 17, na privada tiramos um 19. É aí que está a diferença, na pública dão as notas um bocadinho choradas, com todas aquelas burocracias das médias, etc, etc, na privada dão as notas que o aluno realmente merece. Mas há que respeitar quem não pode andar numa privada, e não fazer comparações deste tipo.

Quanto ao teu comentário, não tem mal que te tenhas esquecido! :)
Não fazia ideia que Direito era tão desafiante. Eu cheguei a ponderar várias vezes seguir Direito, mas pelo que me dizes, eu acho que não me iria dar muito bem no curso. Ler, ler, ler, não é bem para mim. Gosto de coisas mais práticas!
Mas gostava de seguir o teu exemplo. Encontrar algo que realmente goste, e andar feliz da vida com o meu curso. Tenho muito em que pensar, já estou a ver.
Beijinhos e bom fim de semana (que está mesmo à porta) :)

Jedi Master Atomic disse...

Tive um prof. na minha faculdade (que era privada) que dava aulas numa publica. Foi simplesmente o melhor prof. que alguma vez tive. Portanto eles também andam nas publicas.

Quanto à indignação das pessoas: é obvio que quem vê os seus fundos cortados, fique indignado. O que interessa na realidade é ver o que fazem para resolver isso.

Patrícia Gameiro disse...

Eu andei numa escola pública e tenho a dizer que concordo plenamente com a Joana... Tinha uma colega na minha turma que era brilhante, estudava que se desunhava, e no entanto a média dela ficou muito aquém dos objectivos dela, muitas vezes devido a teorias como "o 20 não existe e o 19 é para o professor". Enfim...
No entanto, foi nessa mesma escola pública que conheci a professora mais genial de todos os tempos. Uma senhora que devia estar numa faculdade a dar aulas, e não numa escola secundária cheia de adolescentes desorientados que não valorizam os conhecimentos e valores que ela transmite.
P.S.: Gostei do blog!