.

terça-feira, outubro 05, 2010

Top Séries

Eu sou um bocadinho viciada em séries. Vejo bem mais séries do que filmes. Adoro o facto de que, nas séries, acompanhamos as nossas personagens preferidas durante muito mais tempo do que nos filmes. A "relação" é mais duradoura, sofremos quando algo de mau acontece quase como se fosse real, saltitamos de felicidade quando o casal que apoiamos fica junto, ficamos ansiosas por cada episódio... 

Como já começou a fall season nos EUA, o que significa o retorno das minhas séries, lembrei-me de fazer um top de séries que vejo/já vi, que são as minhas preferidas e que recomendo. Não vou fazer o top por ordem de preferência; vou, simplesmente, escolher as 3 séries favoritas forever and ever e, depois, se clicarem no Ler Mais vêem algumas outras séries que eu gosto. Depois digam se conhecem e/ou vêem alguma! :)

Preparados? 

credits

Gilmore Girls
"oy with the poodles already!"

Sinceramente, acho que esta é a minha série preferida de sempre. É perfeita. Tem um equilíbrio fantástico entre humor e drama, as personagens principais são adoráveis, cheias de qualidades e defeitos e faz-nos desejar ter relação de mãe e filha como ambas têm. Uma série que rende boas gargalhadas e, ao mesmo tempo, com vários momentos comoventes.

credits
Bones
"I don't know what that means"

À primeira vista pode parecer apenas mais uma série policial e por isso aconselho que vejam pelo menos as duas primeiras temporadas. Porque exactamente o que me cativa em Bones mais do que em séries como CSI, é que é uma história sobre os personagens. Cada episódio há um crime para resolver, como em qualquer série deste género, mas em Bones há um maior ênfase nas personagens, na sua história e na relação entre elas. As personagens são divertidas, inteligentes, cheias de defeitos, qualidades e fragilidades humanas. A forma como isso é explorado na série e a dinâmica entre as personagens é, na minha opinião, onde reside todo o encanto de Bones. E os crimes são bem escolhidos também; temos de tudo, desde ao mais macabro ao mais hilariante, mas sem perder a qualidade. Além de que a dupla de actores principais David Boreanaz (Seeley Booth) e Emily Deschanel (Temperance Brennan) fazem um trabalho fantástico.

credits
Buffy, the Vampire Slayer 
"the hardest thing in this world is to live in it"

Este Verão aproveitei para rever esta série, que já tinha visto há uns anitos. Rever apenas me recordou como ela é incrível para a sua época (1997-2003). Joss Whedon, o criador, é absolutamente genial. É uma série, obviamente, sobre vampiros e demónios em geral. E mais do que isso, é uma série sobre uma heroína, uma adolescente que só quer ser uma miúda normal mas tem que carregar sobre os ombros, sozinha, a responsabilidade de salvar  o mundo do mal até que morra e outra caçadora a substitua. E Buffy é a minha heróina de séries preferida. Pois não é a heroína perfeita: ela erra. Muito! Faz asneiras, às vezes é injusta, precisa de ajuda. Mas tem as melhores frases sarcásticas de toda a televisão. É engraçada. É tão humana que até nos esquecemos que é só uma personagem fictícia.  A série é tem humor, ironia, drama, suspense, acção. Foi uma série ousada para o seu tempo, em que um dos seus melhores episódios é praticamente sem diálogos (uma resposta de Joss Whedon às pessoas que diziam que o sucesso da série se devia apenas aos diálogos).




credits

 One Tree Hill


Começou por ser uma série sobre 5 adolescentes no secundário, com os seus dilemas, paixões, sonhos, ambições. Agora eles são adultos e é incrível observar como cresceram, evoluíram sem, contudo, perder a sua essência. É uma série que passa muitas mensagens e valores importantes sobre a vida, a amizade, as pessoas no geral, sem se tornar, contudo, maçadora ou cheia de moralismos. Conseguimos identificar-nos facilmente com uma das personagens ou imaginarmo-nos em situações semelhantes. Começou agora a 8ª temporada mas estou a rever desde a 1ª pois já a acompanho há muito tempo e os detalhes já  me começam a falhar...


credits
The Vampire Diaries

Quando comecei a ver TVD não estava muito entusiasmada. Os primeiros episódios podem ser pouco viciantes pois é, basicamente, a relação de Elena (a protagonista) e Stefan a construir-se e eles a  lidarem com o pequeno problema de um ser humano e outro vampiro. É quando o romance passa a ser apenas o pano de fundo e o suspense, acção e intrigas se tornam o foco de toda a história que a série se torna fantástica. Damon é dos melhores personagens que já tive o prazer de conhecer e o season finale (último episódio da primeira temporada) foi dos melhores da última fall season. Foi díficil esperar o verão todo para saber a continuação. Já viciei 3 pessoas nesta série, que tal vocês serem as próximas?

  credits 
É uma série light, familiar que não agradará a todas as pessoas, principalmente aquelas que procuraram séries com uma história muito elaborada, cheia de momentos de suspense, acção e em que cada minuto é uma animação. É uma série sobre uma família, como interagem e se relacionam entre si, os seus problemas...





credits

Pretty Little Liars

A primeira temporada não terminou, está em stand-by até... Janeiro, acho! Mas os 10 episódios já exibidos convenceram-me. A história? Basicamente, é sobre 5 amigas que partilham um segredo que nenhuma delas gostaria de ver revelado. Uma noite, contudo, uma delas, a Allison, desaparece e 1 ano depois é encontrado o seu corpo. Ao mesmo tempo as 4 amigas restantes, que entretanto se separaram, começam a receber mensagens individuais da suposta defunta: por sms, carta, pequenos papéis, mensagens no espelho... Tudo assinado como A. E  as mensagens iniciais fazem todas referência a segredos que apenas A. conhecia. Já perceberam a grande confusão que isto vai dar, não é? Suspense, muito suspense, mistério, mentiras para dar e vender. Ingredientes mais que suficientes para uma óptima série.



Rizzoli & Isles

A série não é fall season e sim midseason (é exibida no Verão). O que significa que as temporadas são mais curtas. Esta série é baseada na série de livros de Tess Gerrisen, que são só os meus livros de thriller/policial/suspense favoritos. Quem não leu, por favor, leia!  Penso que só dá para comprar pelo Circulo de Leitores, mas vale muito a pena. Voltando à série... Como eu esperava uma série muito fiel aos livros, a primeira impressão foi de desilusão mas assim que consegui abstrair-me dos livros, esta série passou a ter um cantinho no meu coração. Os livros são bem mais dark que a série, que tem uns crimes mais light e é bem descontraída. As duas protagonistas têm uma relação muito próxima e fazem uma dupla dinâmica bastante divertida. Na minha opinião, o êxito da primeira temporada deveu-se principalmente à relação entre elas. As duas actrizes estão de parabéns pelo óptimo trabalho.


7 comentário(s):

sasha disse...

Bones, a minha preferida de todas as que existem e só espero que eles fiquem juntos, ando sempre à espera que aconteça algo na serie!

Gilmore Girls, love it too, mas não tanto como bones, como disseste, gosto da dinamica das duas e da história, é super engraçada e o namorado da Rory, um coisa super fofa

Sofia disse...

Adoro Gilmore Girls!
Já vi uns episódios de pretty little liars e concordo com o que disseste sobre a série.
Quero mesmo que ver parenthood, pois adoro a Laura Graham.
Também já vi uns episódios do vampire diaries e achei piada!
Nunca vi bones, buffy, one tree hill e Rizzoli & Isles, mas deixaste mesmo curiosa!

(Já agora, adoro o teu tumblr sobree gilmore girls :D)

Beijinhos

Carla Oliveira disse...

Bem, este comentário vai parecer um post xD!

Gilmore Girls - A-D-O-R-O! Nunca acompanhei a série do principio ao fim porque só mais recentemente é que comecei a sacar as séries todas desde o 1º episódio da 1º temporada até ao fim... Mas, sempre que estou a fazer zapping e apanho, vejo e delicio-me. O equilíbrio entre o humor e o drama é realmente muito bom ^^
Uma das minhas séries preferidas, mesmo.

Bones - Também não acompanhei de principio mas, tal como o Gilmore Girls, sempre que apanho, vejo. É muito boa e realmente o enredo é muito mais cativante do que se fosse ao estilo de CSI. Adoro a relação do Booth e da Bones. Todas as personagens foram muito bem construídas.

Buffy - Lembro-me de acompanhar a série quando era mais novinha. Estava bastante avançada para a época, é verdade. Gostava mas não era das minhas séries preferidas.

Vampire Diaries - Estava bastante reticente quando à série. Como acompanho o True Blood e adoro os livros do Crepúsculo, pensei que ia acabar por não gostar desta série mesmo porque já estava um pouco enjoada. Enganei-me redondamente!! Sou COMPLETAMENTE viciada nesta série. E nem vou falar no Damon... Aqueles olhos e aquele sentido de humor dão cabo de mim. No episódio em que ele e a Elena dançam... Eu estava completamente derretida. E quando ele beija a Katherine a pensar que é a Elena... Aiiii!
Sinceramente gostava que eles ficassem juntos, nem que fosse por 2 episódios. Ahaha
Estou tentada a comprar os livros, já os vi à venda e, pela sinopse, adorei.

Quanto às outras séries não acompanho.

As séries que costumo ver, para além destas, são The Good Wife (uma série maravilhosa que vai agora no principio da 2º temporada. Começou a dar recentemente na Fox ou Fox Life e é muito muito boa.), Gossip Girl (palavras para quê? Apesar de a história sempre a enrolar e desenrolar já está a dar comigo em doida!! :/) e o Glee (adoro a maior parte das interpretações das músicas!).

M. disse...

- estou chateada porque escrevi um comentário enorme de resposta e ele PUF. perdeu-se. vou tentar reproduzir -.-

Kitty: Bones para mim está quase empatada com Gilmore Girls mas quero ver como as coisas vão se desenrolar. Estou com algum receio que estraguem um pouco a série a adiar tanto o inevitável.

Sofia 1: quando li o teu comentário achei que fosses a sofia 2 ;x Como conheces o meu tumblr? Encontraste o link aqui no blog ou já conhecias antes? Tens blog? ;)

Sofia 2: Bolas, cada vez mais encontro coisas em comum contigo! Somos gémeas separadas no berçário ou algo assim?! xD

Eu não tenho TV cabo, nem meo ou algo do tipo. Então, tiro tudo da net ;x O que me permite ver quando bem me apetece... Mas comecei a gostar de séries durante o curto tempo que tive tv cabo. Depois não consegui parar!

Em Gilmore Girls, qual é o teu namorado preferido da Lorelai e Rory?

Buffy também comecei como tu, a ver episódios soltos. Além disso, lia os livros em miúda. Mas só em 2008 é que fiquei curiosa, saquei tudo e a série completa em pouco mais de 1 mês. Estava de férias claro xD

The Vampire Diaries estava tal como tu: muito desconfiada a achar que ia ser um plagio de Crepúsculo. Nunca pensei que fosse gostar tanto. O Ian Somerhalder tornou-se o meu sonho de consumo lol Mas acho que não gostava de ver o Damon com a Elena. Acho-a um pouco sem sal para alguém como o Damon e gosto de vê-la com o Stefan. Porém, não me importava de ver a Elena e Damon juntos temporariamente. Também estou a pensar em comprar os livros. Se comprares e gostares diz alguma coisa!

The Good Wife nunca vi, qual é a história? E Glee também nunca vi, apesar de me parecer que é A série do momento. Gossip Girl já fui viciada, mas fiquei desiludida com a 3ª temporada... Adoro a Blair, não suporto a Serena e espero que nesta 4ª temporada a série volte ao nível de qualidade da 1ª e 2ª.

Sofia 1 (xD) disse...

Bem, eu encontrei o teu blog através de outro blog (acho eu xD). E aqui no blog encontrei os teus tumblr e quando vi que um era sobre as gilmore girls, fiquei mesmo contente! Umas das melhore séries de sempre! ´
Em relação à tua pergunta, para a lorelai diria o luke e para a rory antes diria jess ou logan, nada de dean!
Gosto muito de glee e the good wife!
Não tenho nenhum blog (já tive), mas estou a pensar seriamente em criar um. Sigo tantos blogs óptimos, que fico quase com medo de criar um e depois ser uma treta! Tenho de tentar...

Já viste how I met your mother?
Só mais uma coisa, em termos de sacar as séries, como fazes?

Beijinhos

M. disse...

Sofia 2: Ah ok, perguntei porque podias ser autora de algum blog onde eu tivesse comentado! E como mencionaste o tumblr comecei a achar que talvez tivesse sido por lá xD

Sou fã de Lorelai e Luke também e quanto à Rory prefiro o Logan <3

The Good Wife realmente não conheço (só mesmo de nome) e Glee estou a ver o primeiro episódio agora. Tenho uma pequena implicância com Glee, sei lá porquê. Mas estou a tentar dar uma oportunidade à série xD

Quanto ao blog: se quiseres criar um, preocupa-te em apenas escrever o que te apetece. Não penses que é uma treta ou algo assim. Tive outros blogs antes deste e larguei-os porque tentava escrever algo que as pessoas gostassem e chegou a um ponto que só o fazia por obrigação.

Para sacar séries, há vários sites:
http://www.seriesfree.biz/
http://seriespt.novmp.com/
http://www.baixartv.com/

e para filmes, já agora:
http://cinema-em-casa.blogs.sapo.pt/

Carla Oliveira disse...

Eheh, é verdade xD Quando estou a comentar o teu blog penso sempre "Eu concordo com tudo! Isto vai parecer graxa ou assim!".

Sinceramente não sei precisar um namorado preferido da Lorelai e da Rory... Gosto de todos, cada um à sua maneira.

E não me fales do Ian... Gosh! Ele é MESMO um sonho de consumo xD! Apesar de a Elena ser um bocadinho sem sal, ela quando está com o Damon fica mais espevitada e ele mostra uma faceta mais carinhosa sem dar o braço a torcer e sempre com aquele humor mordaz. :$ Ai... Adoro! xD Vibro mesmo com as cenas em que ele aparece.
O Stefan tem aquela coisa de se preocupar muito e blá blá, mas já me anda a cansar um bocado. Não larga esse jeitinho!! (Só quando está a torturar a Katherine :P)

A história do The Good Wife é sobre a Alicia, mulher do Peter, um procurador geral condenado após um escândalo sexual e corrupção.
Toda o enredo anda à volta dela a ter de lidar com todos os sentimentos que aparecem depois de todo o escândalo ao mesmo tempo que tenta manter a família unida e tem de começar a trabalhar. Ela vai para a empresa de um colega de faculdade (que têm uma paixoneta desde os tempos da faculdade) exercer advocacia como 'junior associate' mas vai ter de lutar pela única vaga que existe.

Os episódios têm sempre um caso em tribunal e história pessoal em doses praticamente iguais.

Na sociedade de advogados também temos a Kalinda, uma espécie de detective particular com uma visão muito recta da sociedade e do comportamento humano.

Na minha opinião toda a história e todo o enredo estão muito bem feitos. Prenderam-me completamente.


Quanto ao Glee, é daquelas séries que vale muito pelas músicas e pelas histórias pessoais das personagens não terem, muitas das vezes, o final feliz e politicamente correcto que se espera. É uma série muito terra-a-terra, que retrata bem os pequenos dramas que os adolescentes têm. É uma série que se vê bem...

Eu fiquei mais desiludida com a 2ª temporada do Gossip Girl, a 3º até vi mais ou menos bem... Quanto à Serena, sou só eu que fico super irritada com aquela coisinha de ela parecer que está sempre a fazer beicinho? A personagem é MUITO chata. Adoro a Blair e o Chuck. São as melhores personagens da série, sem sombra de dúvida!