.

segunda-feira, abril 11, 2011

Pagar a conta

Há algum tempo que me intriga e me faz alguma confusão algo que, aparentemente, para a maior parte das mulheres é muito evidente e que não causa estranheza nenhuma. Estou a falar daquilo a que a maior parte das mulheres qualifica como cavalheirismo: os homens pagarem a conta do restaurante/café/cinema/whatever.

Poucas são as mulheres que conheço que não acham que os homens não têm o dever de pagar a conta. Defendem que homem que é homem paga a conta, desde um simples café a um jantar completo. Alegam que fica bem, que se conhece um verdadeiro cavalheiro no momento fatídico em que a conta é entregue. Torcem o nariz e há mulheres que nem voltam a sair com o espécime do sexo masculino que se atreveu a dividir a conta. Algumas defendem que só é preciso os homens pagaram no primeiro encontro, outras, mais radicais, reivindicam que os homens devem pagar em todas as saídas. E eu chego à conclusão que ou anda tudo doido ou eu não me encaixo nos requisitos para ser mulher.

Meninas, desculpem lá, mas que grande treta! Porque raio é que o homem, só por ser homem, tem que pagar a conta? Por acaso o dinheiro cai-lhes do céu? É ridículo que a mulher, em pleno século XXI, depois de tanto ter lutado pela sua independência, inclusive económica, emancipação feminina, pela igualdade dos sexos e blablabla, na hora de pagar a conta, defenda estas ideias arcaicas só porque lhe é conveniente. Se ele quer conquistar-me, tem que pagar a conta... Que conquista cara...! E se depois de conquistar ele achar que o produto não compensou o investimento, tem direito a devolução? Não tem, pois não? Então que tal arranjar uma conquista que não inclua levar o pobre coitado à falência? Nem percebo como é que os homens ainda vão na conversa... Comigo, a conta é dividida. Ou então, uma vez paga ele, da próxima pago eu. É uma questão de justiça e de ser coerente. Se a situação fosse inversa, ninguém calava o mulherio a protestar contra tal injustiça.


12 comentário(s):

Sky disse...

Bem dito sim senhor!!
Eu não me importo de pagar contas como tambem não me importo de amigos e amigas minhas pagarem tambem! Ou então divide-se!Por mim tanto faz!
Para essas mulheres que pensam assim... só lhe respondo desta maneira: "lá em casa, quem deve cozinhar, passar a ferro e tratar dos filhos são as mulheres" :)

Jedi Master Atomic disse...

"Poucas são as mulheres que conheço..."

Ao ler esta frase pela 1ª vez li: "Porcas são as mulheres que cohnheço..."

loool


"Torcem o nariz e há mulheres que nem voltam a sair com o espécime do sexo masculino que se atreveu a dividir a conta."

Desconheço mulheres que façam isso e que pensem assim, felizmente.


"Nem percebo como é que os homens ainda vão na conversa..."

Porque pensam com a cabeça de baixo, ou como eu gosto de dizer, com a cabeça de escrita (porque a de leitura está mais acima :P).


"Comigo, a conta é dividida."

Pagas o Ice Tea a meias comigo? :P

M. disse...

Paulo: eu também não me importo de pagar a conta. Já o fiz, várias vezes, e também já me pagaram a mim. A questão é mesmo esta "obrigação" que algumas mulheres defendem que os homens têm.

Jedi, pagas o meu e eu pago o teu :P

E eu conheço pelo menos duas meninas que não voltaram a sair com o rapaz depois de terem dividido a conta. E foi este o motivo que deram. Mas é claro que são casos raros...

Emma disse...

Comigo funciona cada um com o seu. Claro que não me importo de ser eu a pagar de vez em quando ou o contrário... mas não voltar a sair com uma pessoa só porque não teve a conta paga, acho muito estúpido mesmo.
Acho que uma pessoa que faça isso, tem uma personalidade um bocado fraca.

Joana | My Pretty Mess disse...

Eu partilho sempre despesas... geralmente.

Anónimo disse...

Sta Mini, a senhora soh pensa assim pq ainda ta iniciando a vida... eu pensava assim na minha adolescencia, ate meus vinte e poucos anos. Com o passar do tempo a opinião da gente muda, e MUITO.
Hoje em dia alem de acha essencial homens que pagam a a conta do restaurante ou whatever, ate abrir a porta do carro torna-se um item super diferencial na sua escolha. Homens da especie "Cavalheiros" estao em extinçao..

Pupa disse...

Tal como dizes, nós, Mulheres, lutámos muito para sermos independentes. Concordo contigo e já dscuti muito sobre isso com umas amigas que adoram queo homem pague. Enfim!

M. disse...

anónimo: felizmente, o que não falta, são mulheres por este mundo fora, já na casa dos 30, que partilham a mesma opinião que eu. O argumento "és tão novinha não sabes nada da vida", é fraco, fraquinho.

Jedi Master Atomic disse...

Mini, perdoa o eu responder a um leitor do teu blog, mas aqui vai:

Anónima -> Todas as raparigas que eu conheço, TODAS, sem excepção (e são bastantes) gostam de cavalheirismo. Abrir a porta do carro, deixar passar pela porta primeiro, etc...NENHUMA delas gosta que lhe paguem as contas do restaurante, porque isso não é cavalheirismo, é interesseirismo.

Sky disse...

Disseste que algumas mulheres não sairam de novo com o rapaz por dividirem as despesas. Essas mulheres para mim não valem um pataco, pois em vez de estarem preocupadas com outros aspectos mais importantes numa pessoa, pensam apenas no "dinheiro" e nessa atitude. Louvados sejam esses rapazes que não sairam de novo com elas, não perderam nada! :)
beijinhos

M. disse...

Jedi, está à vontade :P

Paulo, não sei até que ponto, as duas raparigas que me disseram isto (a mim e a outras pessoas que estavam a ouvir) estavam a ser sinceras. Desconfio que há uma grande possibilidade de ter sido o rapaz que não as quis voltar a ver e agora fazem a coisa parecer como se elas é que fossem muito exigentes e "que não se contentam com qualquer coisa"

Joana disse...

lol! com o meu ex era tipo acordo táctico... dividimos a meias e pronto... uma vez ofereceu-me uma garrafinha de água porque eu estava a desidratar! :P claro que é exagero! mas acho mais aceitavel que se divida tudo! não lhes sai a lotaria nem são nenhum banco!